A elaboração de uma nota de retratação é uma ferramenta que permite a prestação de contas da empresa que cometeu um erro ou precisa se posicionar a respeito de um tópico impactante, se livrando, assim, de notícias negativas. O maior problema com o esclarecimento é que muitos consultores não sabem como prepará-lo corretamente. Afinal, existe uma linha divisória entre o estabelecimento de um sistema real e a criação de simples desculpas. Por isso, a Saftec te ajuda a prestar um trabalho eficiente e cuidadoso com a retratação para o público, sem prejudicar a reputação da pessoa, marca ou empresa. Selecionamos alguns passos que não devem ser deixados de lado. Confira:

  • Seja claro na retratação: Se a gestão de crises e o esclarecimento são necessários agora, é por causa de um erro. Independentemente de o evento ser previsível ou não, a transparência da assessoria de imprensa é fundamental. É necessário esclarecer os erros cometidos. Ao redigir um memorando para se livrar de notícias negativas, não faça rodeios e vá direto ao ponto. Sempre tendo ciência de que o público externo, às vezes, já sabe muitas coisas.
  • Assuma responsabilidade pelo erro: Erros não deveriam acontecer, mas eles existem. Quando uma empresa está passando por momentos turbulentos, a melhor maneira é assumir responsabilidades. Fingir que o fato não aconteceu e fazer um esclarecimento sem demonstrar que a empresa tem conhecimento do problema pode prejudicar ainda mais a reputação da marca. Principalmente nas redes sociais, as pessoas estão se tornando cada vez mais astutas e exigentes. Por exemplo, quando uma empresa comete um erro no mundo digital, o compartilhamento é instantâneo. Portanto, redigir uma declaração de esclarecimento, mostrar honestidade e aceitação dos erros é um passo básico para evitar maiores danos à imagem.
  • Estabeleça possíveis soluções: Quando a empresa ou pessoa precisa lidar com uma crise, deve considerar estratégias para resolver o problema da melhor maneira. Ao emitir retratações, considere como atuará para minimizar os danos causados ​​pelo problema. Na verdade, existem várias maneiras de fazer isso, mas é importante escolher o que melhor se adapta ao cliente. Portanto, sente-se e converse com os clientes para entender como a empresa se posicionará. Afinal, um canal de comunicação aberto é essencial para resolver uma situação turbulenta.

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