Não existe som no espaço
No espaço, não existe ar. Ou seja, é um grande vácuo. Como o som é composto por ondas que se espalham justamente pelo ar, elas não têm como se locomover entre as estrelas e planetas.
Sabe aquelas explosões espaciais nos filmes? Na verdade, as únicas que estão cientificamente corretas são aquelas que não têm som algum! Ainda que os filmes sejam grandes aliados da imaginação e do despertar para a curiosidade (bem como para os estudos e, sobretudo, para o interesse na Ciência), vale sempre conversar com as crianças sobre o que vemos nessas grandes aventuras espaciais.
Assim, transformamos a incrível experiência de um filme de ação intergaláctico em algo ainda mais significativo! Você e sua criança terão ainda mais assuntos para conversarem entre si, ao mesmo tempo em que você ensina curiosidades relevantes a ela.
Não dá para pisar em Júpiter, Saturno, Urano e Netuno
Esses quatro planetas são gasosos, ou seja, não possuem uma superfície sólida. Dessa maneira, nossos astronautas precisariam desenvolver formas diferentes de explorar esses mundos.
No entanto, é possível explorar imagens desses planetas sim! No site Astronomy Picture of the Day, a NASA disponibiliza lindas imagens do universo, planetas e constelações. Como o conteúdo é totalmente gratuito e como o site dispõe de um calendário com as fotos lançadas dia após dia, que tal consultar a foto que a NASA disponibilizou no dia do nascimento do seu pequeno ou sua pequena?
Essa é uma forma encantadora de despertar a curiosidade da criança e pode até mesmo motivar uma grande e imersiva busca por mais e mais conhecimento sobre o espaço…
Ao redor da Terra há muito lixo espacial
É comum que missões espaciais deixem resíduos no espaço. De ferramentas perdidas a partes das próprias naves, muito desse lixo acaba orbitando o planeta Terra. Estima-se que haja mais ou menos 500.000 objetos considerados lixo espacial.
Evidentemente, em algum momento da nossa história futura teremos de lidar com esse tanto de lixo, que pode realmente comprometer novas incursões espaciais. Será que sua criança tem uma ideia brilhante para tratar todo esse lixo espacial? Que tal desenvolver ludicamente essa ideia com ela? É justamente a partir de ações como essa que podemos levar mais longe a imaginação e o potencial de criar soluções realmente importantes para o nosso futuro!
Há mais estrelas no universo do que grãos de areia em todas as praias da Terra
Não se sabe o número exato de nenhuma dessas duas coisas, mas astrônomos fazem o seguinte cálculo: nossa galáxia, a Via Láctea, tem entre 200 a 400 bilhões de estrelas.
Já o número de galáxias existentes pode chegar a bilhões. Assim, a quantidade de estrelas que pode existir é quase infinita!
Então, que tal sair com seu pequeno em um dia, à noite, e tentar contá-las? Essa é uma experiência que pode ser muito educativa e encantadora. A partir desse momento de observação, você também pode tentar, com a sua criança, identificar algumas constelações . Essa é uma experiência muito divertida que, além de tudo, pode ampliar o conhecimento da família toda sobre o espaço.
Outra coisa incrível que pode acontecer nessa observação é identificar a Estação Internacional Espacial sobrevoando a Terra. É uma experiência impressionante, que pode levá-los a uma grande incursão pelos conhecimentos do Universo!
A Lua já foi parte da Terra
A teoria mais aceita sobre a origem da Lua é exatamente essa: Quando a Terra ainda era um planeta jovem, um objeto com pelo menos o tamanho de Marte colidiu com ela. Com isso, um pedaço do planeta se desprendeu, mas não se afastou por completo. Milhões de anos depois, esse pedaço é conhecido por nós como Lua.
Essa novidade pode ser uma grande ferramenta para a construção poética e ficcional sobre o Universo. Certamente, você e sua criança podem explorar juntos essa jornada.
Que tal escrever a história da Lua e da Terra de um jeito que a criança possa identificar, organizar e relacionar todo o conhecimento aprendido até aqui? Quem sabe, com isso, você torne ainda mais aguçado todo o interesse despertado até esse momento!
O planeta mais quente do nosso Sistema Solar é Vênus
Apesar de Mercúrio ser o planeta mais próximo do Sol, é Vênus que possui a atmosfera mais quente. É uma média impressionante de 450° C.
Calor, né? Como será que seu filho ou filha desenvolveria um jeitinho de conhecer Vênus? E que tal transformar as ideias das crianças em um grande desenho sobre a primeira vez que a humanidade irá pousar em Vênus?
O maior vulcão do Sistema Solar fica em Marte
Marte pode ser um dos menores planetas do nosso Sistema Solar, mas possui um vulcão de impressionantes 21 km de altura. Chamado Monte Olimpo, esse vulcão por muito pouco não é também a maior montanha do Sistema Solar. Esse recorde é de 22 km e pertence à montanha central da cratera Rheasilvia, no asteróide Vesta.
O Monte Olimpo pode ser visto por meio de telescópios e é uma experiência formidável para seu pequeno ou pequena, caso você disponha desse equipamento em sua casa.
Caso não disponha, que vocês navegarem juntos na Internet, buscando por imagens dessa grande preciosidade do nosso sistema solar?