Para muitas pessoas, o sonho do carro próprio é uma realidade. Contudo, com a inflação e, consequentemente, o IPCA, juros e tudo que atrela tais índices estão batendo recordes nesse momento de instabilidade econômica vivenciada pelo Brasil e muitos outros países, comprar um carro ficou ainda mais difícil. Dessa maneira, a primeira dica de Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui é de ter calma e realizar um bom planejamento, tanto de tempo, quanto monetário. Desse modo, confira o artigo abaixo e saiba dicas importantes para que você consiga comprar um carro ainda esse ano.
Em primeiro lugar, mesmo que levantado a conquista ainda esse ano, é necessário analisar a sua real necessidade em adquirir um carro: é para o trabalho? Emergências médicas? Filhos pequenos? Você estuda em uma cidade distante? Comprar um carro sem necessidade atual pode criar um grande problema na sua vida, pois se você tiver outras prioridades como pagar a faculdade, arcar com os custos de eventuais manutenções, gasolina, IPVA, dentre outros encargos pode ser uma terrível dor de cabeça na sua vida.
Desse modo, após avaliar a necessidade de adquirir o carro, passe para o próximo passo que é: pondere e avalie se é melhor comprar um carro seminovo ou novo. De antemão, sobre essa questão, o empresário Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui explica que a inflação atingiu esses dois modelos, desse modo, ambos estão mais caros do que costumavam ser, a tabela FIPE, neste momento, está bastante valorizada.
Entretanto, obviamente um carro novo irá sair mais caro, a depender do ano e modelo, por isso, Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui aconselha ponderar bem essa decisão, pois é necessário pensar em economia com a gasolina, custos efetivos, manutenções, impostos e muito mais. Além disso, para veículos seminovos é necessário analisar se realmente vale a pena e se o carro está em um bom estado de conservação. Ademais, Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui relembra o fato de que o carro é um dos bens duráveis que mais possuem poder de desvalorização, portanto, não é um investimento visto que sua venda, possivelmente, será mais baixa que o valor da compra, pois é essa a tendência.
Outro benefício de comprar diretamente com um vendedor físico é a possibilidade de comprar o carro dando uma entrada pré-estabelecida e depois arcando com os custos das parcelas, uma vez que financiamentos, se você deseja economizar, não é a melhor alternativa. Nesse sentido, avalie se é melhor comprá-lo à prazo, à vista, financiado ou, de repente, há até a possibilidade de fazer um consórcio.