Propaganda na NetPropaganda na NetPropaganda na Net
  • Home
  • Notícias
  • Mundo
  • Brasil
  • Sobre Nós
Search
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Leitura: Água na Terra há 4 bilhões de anos? Cristal mais antigo do mundo pode reescrever história do planeta
Compartilhar
Font ResizerAa
Propaganda na NetPropaganda na Net
Font ResizerAa
Search
  • Home
  • Notícias
  • Mundo
  • Brasil
  • Sobre Nós
Propaganda na Net > Blog > Mundo > Água na Terra há 4 bilhões de anos? Cristal mais antigo do mundo pode reescrever história do planeta
Mundo

Água na Terra há 4 bilhões de anos? Cristal mais antigo do mundo pode reescrever história do planeta

Antoine Vercourt
Antoine Vercourt agosto 26, 2024
Compartilhar
Compartilhar

O processo contínuo de circulação da água na Terra, também conhecido como ciclo hidrológico (evaporação, transpiração, condensação, precipitação, infiltração e escoamento superficial) pode ter começado há quatro bilhões de anos ou mais, segundo um estudo recente publicado na revista Nature Geoscience.

A existência de um ciclo da água em um período no qual a ciência acreditava que “a Terra estava completamente seca” inverteu completamente o parâmetro, afirmou o coautor do estudo, Hugo Olierook, ao site IFLScience. Para o geocientista da Universidade Curtin, na Austrália, a nova compreensão é que a Terra, na época, era coberta por um oceano global, com pequenas ilhas aparecendo.

Essencial na sustentação da vida planetária e dos ecossistemas em geral, a evidência da queda de chuva nas terras secas primordiais do planeta foi percebida em pequenos grãos de um mineral chamado zircão. Conhecidos por sua durabilidade e resistência à erosão, esses cristais foram datados na região geológica Jack Hills, na Austrália Ocidental.

Como o cristal mais antigo do mundo mostrou evidências de água doce?

Segundo o primeiro autor do artigo, Hamed Gamaleldien, da Universidade Khalifa, nos Emirados Árabes Unidos, as duas grandes evidências descobertas no estudo foram: “havia terra acima do nível do mar e, ao mesmo tempo, que esta terra interagia com água doce”.

Ou seja, se temos um ciclo hidrológico, temos a receita para o início da vida, conclui o geoquímico. Mas a questão se essa vida surgiu em fontes hidrotermais submarinas ou, como queria Darwin, em um “pequeno lago quente”, ainda permanece como um mistério.

Você também pode gostar

3 em Cada 4 Pessoas Vão Ser Afetadas por Secas no Mundo Até 2050, Diz ONU

Acordo EUA-Irã e Copa do Mundo marcam junho de 2026 no cenário internacional

Os 30 Maiores Anunciantes dos Estados Unidos: Como Eles Dominam o Mercado Publicitário em 2023

Tarifas de Trump levam anunciantes a cortar até US$ 20 bilhões das previsões de anúncios

Crescimento da Publicidade Global e Transformação Digital em 2026

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Copie o link Print
Compartilhar
Artigo Anterior Anatel lança plataforma para buscar ofertas de planos de celular, TV e internet; veja como usar
Próximo artigo Governo analisa se publicidade em nome de estação de metrô de BH é permitida por contrato
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

A Propaganda Eleitoral na Internet no Mundo Perfeito de Nárnia
Brasil
Sérgio Bento De Araújo mostra como a educação emocional e o bem-estar digital caminham juntos para formar cidadãos mais conscientes e equilibrados.
Educação emocional e bem-estar digital
Notícias
Mario Augusto de Castro
A negociação que trouxe Arrascaeta ao Flamengo em 2019: como o clube driblou a concorrência, na visão de Mário Augusto de Castro
Notícias
Daniel de Brito Loyola
Desvendando os honorários de êxito: o que todo advogado precisa saber!  
Notícias
Alfredo Moreira Filho
Como o conhecimento técnico vira negócio?
Notícias
Mãos apontando para gráficos e tabelas coloridos em uma área de trabalho.
Amazon Ads amplia automação com inteligência artificial para pequenas empresas
Notícias

Mergulhe no universo das notícias com PropagandanaNet. Aqui você encontra análises aprofundadas sobre política, as últimas tendências em tecnologia, curiosidades sobre diferentes lugares e muito mais. Seja bem-vindo ao seu novo feed de notícias!

© 2025 Propaganda na Net - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?