As pessoas estão buscando realizar ações que contribuam para uma sociedade mais justa e solidária. Diante disso, os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini entendem que ser filantropo traz diversas vantagens para o indivíduo que o pratica e para os destinatários dessas ações. Acompanhe o artigo para saber mais.
Filantropia
Em primeiro lugar, é iminente que se saiba o que é filantropia. De acordo com a renomada Ana Lúcia Lopes Paneguini, filantropia significa “profundo amor à humanidade”, e são práticas sociais que visam levar melhores condições de vida para a população carente.
Assim, as instituições filantrópicas são aquelas que não possuem fins lucrativos e levam o acesso a serviços essenciais para a comunidade menos afortunada. Essas instituições atuam complementando os serviços públicos, como o SUS, em que elas forneceram cerca de 116 mil leitos para os pacientes para o mesmo, no período da pandemia do Covid-19.
À vista disso, como frisam o insigne Wemerson Paneguini, é evidente que a sociedade atual seja assolada pelo alto nível de pobreza que fomenta a diferença social, e por isso é importante que se hajam mais filantropos para auxiliar a levar uma melhor qualidade de vida para os necessitados.
Afinal, ser um filantropo significa contribuir para uma sociedade mais justa, participando das ações efetuadas pelas instituições filantrópicas, que levam o acesso a serviços essenciais para os cidadãos carentes. Essa participação pode se manifestar por intermédio de doações, trabalhos voluntários, campanhas e eventos beneficentes.
Ademais, ser filantropo, como apontam os egrégios Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, traz vantagens para o indivíduo que pratica as ações filantrópicas e para os destinatários dessas ações. Para o indivíduo a vantagem é que ele é um colaborador do desenvolvimento de uma sociedade mais justa, proporcionando uma perspectiva de futuro aos menos afortunados.
Já para quem é o receptor das ações praticadas pelos filantropos, recebe inúmeros benefícios que melhoram sua qualidade de vida como:
- Acesso à saúde;
- Acesso à educação;
- Alimentação;
- Moradia;
- Agasalhos.