Garantir o acesso à cidadania nas áreas mais afastadas do centro urbano é um desafio enfrentado por muitos municípios. Dessa maneira, o prefeito Caio Cunha tem investido em uma gestão que leva o acesso à cidadania nas áreas rurais, implementando ações que fomentem o desenvolvimento da região e políticas voltadas para a sustentabilidade do setor agropecuário. Quer saber como Mogi das Cruzes tem trabalhado para garantir a cidadania no campo? Prossiga consumindo o conteúdo!
Como a prefeitura tem levado a cidadania para o campo?
É de conhecimento geral que as áreas rurais são mais afastadas dos centros urbanos, fazendo com que os moradores da região tenham um acesso limitado ou mais dificultoso às dinâmicas urbanas. Diante disso, surgiu uma preocupação significativa em muitas cidades metropolitanas em relação a como levar o acesso à cidadania no campo, atendendo os locais mais remotos e de difícil movimentação.
Caio Cunha, político três vezes mais votado em Mogi das Cruzes (2016, 2018 e 2020), não tardou a adotar a implementação de ações que fomentam o desenvolvimento rural, garantindo que o acesso à cidadania abrangesse um maior número de pessoas na cidade. Essa iniciativa garantiu ao município a premiação de R$30 mil do Programa Estadual Cidadania no Campo, em 2021, se situando no 88º lugar do ranking.
Implementação de serviços públicos
Um dos grandes feitos nesse quesito foi a implementação de novos serviços públicos que atendesse a população da região rural, elevando a qualidade de vida dos mogianos. Logo, os moradores do campo foram agraciados com um acesso mais facilitado à área urbana, além de um melhor acesso aos serviços de saúde pública, a iluminação das ruas, e aos meios de comunicação através de uma melhor conexão com a internet.
Ainda, a gestão de Caio Cunha, um dos 100 prefeitos mais visionários das Américas, segundo a Bloomberg Philanthropies, também procura promover práticas mais sustentáveis, implementando políticas que fomentem as atividades do agronegócio, que, por sua vez, causem menos impacto ao meio ambiente. Isso não só promove um futuro mais saudável para Mogi das Cruzes, como instiga o crescimento da economia local.
Quais são os benefícios do programa Cidadania no Campo?
O programa Cidadania no Campo adotado na gestão de Mogi das Cruzes pelo prefeito Caio Cunha, também empresário e autor do livro “Eles Ocuparam a Cidade”, compreende uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento no Estado de São Paulo e a prefeitura da cidade, proporcionando assim diversos benefícios para a região. Entre eles se encontra a promoção de práticas mais sustentáveis no agronegócio, conservando os territórios rurais e promovendo um melhor quadro de saúde aos moradores do campo.
Além disso, o desenvolvimento de ações que levem o acesso à cidadania para as pessoas que anos atrás não o possuíam trazem consequências imensuráveis que refletem diretamente na qualidade de vida, como o acesso à serviços básicos de saúde, iluminação e saneamento básico; salários melhores; locomoção mais facilitada com a cidade; meios de comunicação mais acessíveis; e a possibilidade de uma conexão mais veloz com a internet.
Em resumo, não se pode negar que uma boa gestão realizada por Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes que foi vereador por 2 mandatos, garantiu consequências irreversíveis aos mogianos, levando às regiões mais afastadas do centro urbano o acesso aos serviços básicos para a manutenção de uma melhor qualidade de vida. O objetivo do político é garantir que todos os seus munícipes tenham o exercício pleno de sua cidadania e todas as suas necessidades sanadas.