É fato que a gestão de negócios deve ser prioridade tanto para micro quanto para grandes empreendedores, correto? O CEO do Grupo 1One, Mailon de Lara Vaz, explica que a gestão de negócios é o que torna as decisões corporativas mais otimizadas e eficazes, uma vez que é possível ter um maior controle dos processos internos. Assim sendo, se deseja compreender como realizar a melhor gestão de negócios para sua microempresa, leia o artigo até o final e desfrute das dicas.
O que são microempresas?
Antes de mais nada, é importante saber que a denominada ME diz respeito às pequenas empresas que empregam poucas pessoas, geralmente um número em torno de 10 funcionários. Além disso, elas funcionam como um pequeno negócio ou são geridas por pessoa jurídica (CNPJ), sendo que há três principais tipos: MEI (Microempresário Individual), ME (Micro Empresa) e EPP (Empresa de Pequeno Porte). Confira abaixo algumas dicas para a gestão de negócios desse tipo de empresa:
Acompanhe o mercado e a concorrência
Para gerir uma micro empresa, é importante se mostrar atualizado no mercado e para isso é fundamental se atentar aos últimos acontecimentos do ramo e analisar a movimentação periodicamente. Na visão de Mailon de Lara Vaz, ter essa análise possibilita uma maior visão do setor investido, a fim de proporcionar estratégias de vendas mais direcionadas.
Tenha uma rede de fornecedores de confiança
Nesse caso, é importante que o microempreendedor tenha em mente que a rede de fornecedores não deve pensar apenas na quantidade, mas sim na qualidade. Sendo assim, como menciona o CEO do Grupo 1One, é preciso manter uma rede de fornecedores de confiança, que tenham prazos de entrega pré-estabelecidos e que tenham formas de negociações viáveis para o ramo.
Mantenha uma presença digital
Com os avanços tecnológicos, o alcance de consumidores de modo digital é algo recorrente tanto para micro quanto para grandes empresas. Para Mailon de Lara Vaz, essa adaptação é mais que necessária em um mundo em que a tecnologia se tornou ferramenta de negociação e vem se desenvolvendo mais a cada dia. Por isso, invista nas redes sociais e em sites para que sua empresa tenha visibilidade.
Entenda seu público alvo
É importante entender para que público-alvo a sua microempresa destinará os serviços e produtos. Dessa forma, para estabelecer estratégias e metas empresariais é importante ter o público estabelecido, pois assim todo o processo de gestão será mais direcionado, tendo, dessa forma, maior alcance e impacto de forma positiva os consumidores.
Estabeleça um plano de negócios realístico
O que isso significa? Principalmente para microempresas, o plano de negócios deve levar em consideração a realidade existente no modelo de negócio. Como considera Mailon de Lara Vaz, por fim, a ideia do plano de negócios é realizar uma análise para entender se o funcionamento do negócio está adequado, de modo que garanta a segurança do empresário, mas para isso é importante observar os fatores de forma racional e realista.